Uso de máscara deixa de ser obrigatório em locais fechados no Estado de SP
O governador João Doria assinou na tarde desta quinta-feira, 17 de março, decreto que desobriga o uso de máscara em locais fechados no Estado de São Paulo. O acessório continua obrigatório nos transportes públicos e em hospitais, UBSs e toda área da saúde. A medida será publicada em edição extra do Diário Oficial ainda hoje.
Nos aeroportos e aviões o uso também continua obrigatório, pois é uma exigência da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
A medida é válida para os 645 municípios do Estado, independentemente do nível de imunização da população, inclusive de crianças e adolescentes em cada cidade. A previsão era de que apenas a partir do dia 23 de março a flexibilização seria anunciada mas, segundo Doria, a queda dos casos e mortes causados pela covid-19 permitiu que a medida fosse adiantada.
ABC
Os prefeitos do ABC tinham a previsão de se reunir no Consórcio Intermunicipal na próxima quarta-feira, após o possível anúncio do governador. As prefeituras devem anunciar ainda hoje ser vão seguir a flexibilização ou esperar mais um pouco para liberar o uso das máscaras em locais fechados.
Apenas São Bernardo já tinha liberado o uso em locais fechados com consumo imediato, como buffet, bares, padarias e restaurantes.
Foto: Divulgação Governo do Estado de S. Paulo