Venda de veículos cresce 21,6% em outubro, diz Anfavea
Da Agência Brasil
A venda de veículos aumentou 21,6% em outubro deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2023. No mês passado, foram licenciadas no país 264,9 mil unidades, incluindo automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. O levantamento foi divulgado nesta quarta-feira, 06 de outubro, pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
No acumulado do ano – de janeiro a outubro –, as vendas cresceram 15% em relação ao mesmo período de 2023, com um total de 2,124 milhões de unidades.
A exportação de veículos também aumentou no mês passado. A alta foi de 39,2% ante outubro de 2023, chegando a 43,5 mil unidades exportadas.
No acumulado do ano deste ano, a exportação somou R$ 327,8 mil, o que representa queda de 7,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, comentou o momento favorável da produção de veículos no Brasil. “Outubro foi o melhor mês desde dezembro de 2014. O melhor dos últimos dez anos. Nosso volume de emplacamento supera o da Alemanha e o Brasil passa a ocupar o quinto lugar, no mundo, em termos de emplacamento”, destaca Leite.
A importação de veículos também aumentou em outubro, com 8% a mais em relação a setembro. A exportação evoluiu um pouco menos, com quase 5%, no mês passado; e apesar de ser inferior a 2023, representa o quarto mês seguido de crescimento.
Os automóveis com novas tecnologias, como os elétricos e híbridos, tiveram grande impulso neste ano, com crescimento de quase 50% em 2024.
Já o setor de veículos pesados, como os ônibus e caminhões, apresentou crescimento significativo de 42%; mas os números ainda são menores, se comparados aos de 2022. Segundo a Anfavea, o motivo foi atribuído ao alto custo do crédito no país.
A produção de ônibus, que alcançou 18.300 unidades vendidas neste ano, tem expectativa otimista para o ano que vem por causa do Projeto Caminho da Escola, do Governo Federal, que já encomendou sete mil veículos.
Márcio Leite também falou sobre a eleição de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos. Ele apontou que o país já tem uma taxa de importação elevada para automóveis, acima dos 100%, e não acredita que esse resultado eleitoral deve impactar muito o setor aqui no Brasil.
Empregos
As fábricas de veículos geraram 70 mil novos empregos no Brasil, nos últimos 12 meses, segundo a Anfavea.
Foto: Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil