Bem Estar

Wal Volk lança livro de poesia no Festival de Inverno de Paranapiacaba Poéticas do Tempo neste sábado

Atriz, ativista cultural e educadora, há 20 anos leciona artes para crianças e jovens de Paranapiacaba, neste sábado, 27 de julho, ás 16 horas, Wal Volk fará o pré-lançamento de seu livro, Poéticas do Tempo – Paranapiacaba 2002-2022 recitando versos e sorteando alguns exemplares para o público.  A ação faz parte do  23º Festival de Inverno de Paranapiacaba dentro do sarau organizado pelo Ponto de Cultura: OficinAtiva do artista Odé Amorim. 

O ComplexoCine Lyra é um espaço cultural recém-restaurado e abrigará esta ode de amor que reflete os 20 anos de atuação da artista neste território. Antes, às 11 horas, na Biblioteca Municipal Abia Ferreira, Wal Volk com acessibilidade em libras da artista educadora Patrícia Pereira, contará para crianças de 1 a 7 anos o conto popular do folclore alemão: a Formiguinha Lavapés. 

 

 

Quem puder vá para a vila, leve sua criança interior e curta toda a programação gastronômica e cultural do dia. Esta é sua oportunidade. Poéticas do Tempo traz as reflexões da artista, em prosa e poesia, sobre sua relação afetiva com Paranapiacaba e o que a levou viver, ensinar e atuar em defesa da vila histórica. 

O livro expõe sua relação com uma infinidade de pessoas, moradoras da vila, e os diferentes espaços construídos: as casas que morou, o cemitério, a igreja, a estação, o campo de futebol, o barracão de solteiro, a passarela e, por fim, a paisagem natural. 

Poéticas do Tempo – Paranapiacaba 2002-2022 é o primeiro livro de poesias de Wal Volk. Em 2018, a artista já havia produzido um livreto que acompanha o documentário Histórias de Cozinha com Cambuci. Média metragem que retrata as personagens da vila histórica que passaram a trabalhar com o fruto, que é considerado patrimônio cultural local. Poéticas do Tempo está sendo lançado pela Uirá Editorial, editora de Santo André responsável por outra publicação sobre personagens de Paranapiacaba. Poética do Tempo – Paranapiacaba 2022-2022 foi selecionado em edital da Secretaria de Cultura da Estância Turística de Ribeirão Pires está sendo financiado por meio da Lei Paulo Gustavo, pelo Ministério da Cultura do Governo Federal. 

Wal Volk Wal Volk reside, desde 1998, no ABC onde atua na qualificação e fortalecimento cultural e local. É artista visual, fotógrafa, poetisa, produtora cultural e diretora de projetos na Uirapuru Comunicação, empresa com sede em Santo André. Atualmente mora em Ribeirão Pires, mas morou e trabalhou em Paranapiacaba, dando aula de artes na escola estadual local. Graduada pelo Instituto de Artes da UNESP, é especialista em Design Thinking pela USP/Leste e mestranda em arquitetura pela Universidade São Judas. Tem a vila histórica como um de seus principais territórios de atuação. Serviço Contação de história | A Formiguinha Lavapés 11h | Biblioteca Municipal Abia Ferreira Av. Rodrigues Alves, s/nº – Paranapiacaba. Santo André Pré-lançamento de livro | Poéticas do Tempo. Paranapiacaba 2002-2022 de Wal Volk 19h | Complexo Cine Lyra Rua Fox, s/nº – Paranapiacaba. Santo André.

 

Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *