Zoológico do Parque Estoril reabre ao público
Com o avanço da vacinação e a redução da ocupação dos leitos de UTI em São Bernardo, a Prefeitura reabriu, na manhã deste domingo, 15 de agosto, o Zoológico Municipal do Parque Estoril (Rua Portugal, 1.100). O equipamento estava fechado desde fevereiro deste ano, devido às restrições do Plano São Paulo, do Governo do Estado.
O prefeito Orlando Morando esteve na reabertura do local, ação inserida no calendário de aniversário de 468 anos da cidade, ao lado do vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, e do secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal, José Carlos Gobbis Pagliuca.
“Devido à pandemia de coronavírus, tivemos de fechar inúmeros espaços. Com a ampliação do número de pessoas vacinadas em nossa cidade e a diminuição da ocupação de leitos de UTI, tivemos a segurança de implementar a reabertura de diversos espaços, como o Zoo Municipal. Lembrando que a reabertura ocorre com limite máximo de 60% da capacidade do espaço, além da obrigatoriedade do uso de máscara e distanciamento social”, explicou Morando.
Preservação da Fauna
O Zoológico Municipal é a única instituição voltada ao cuidado do animal silvestre na região. Trata-se de um dos principais instrumentos da administração para a preservação e cuidado com a fauna e a flora do município. O espaço abriga 250 animais de 70 diferentes espécies, em viveiros adaptados para atender as necessidades de cada um.
Mesmo fechado ao público, o Zoo manteve nos últimos meses os cuidados aos animais que estão no equipamento. De janeiro até agosto, 210 animais vítimas de ação de traficantes e de traumas causados por acidentes e maus-tratos foram resgatados e atendidos pela equipe de veterinários e cuidadores.
O Zoológico Municipal fica nas dependências do Parque Estoril. O espaço funciona de quarta-feira a domingo, das 9h às 17h. A entrada custa R$ 3 (pedestre e pessoas no veículo, com pagamento apenas em dinheiro). Crianças até 7 anos e idosos não pagam. Para entrar gratuitamente, basta o morador da cidade fazer uma carteirinha do parque, na administração.
Foto: Divulgação PMSBC